
Diversidade em Pauta: Tem CORREDOR voluntário aí? Aqui tem!!
Hoje, dia 03 de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e por isso, trago neste meu artigo uma ONG que conheci e que me emocionou bastante! Hoje minha homenagem vai para os AcDs - Atletas com Deficiência e aos guias voluntários que dedicam seu tempo e energia em favor de outras pessoas!!!
Tudo começou na semana passada, quando a minha amiga Francine Gomes, que é mãe da namorada do meu filho, me falou que estava indo para o Ibirapuera fazer uma caminhada com uma mulher, que tem deficiência visual, e que ela, Francine, estava em processo de se "certificar" como guia de corrida!
Buscando mais informações, conheci então a Achilles Brazil (Achilles International Brazil) e seu trabalho de inclusão com Pessoas ou Atletas com Deficiência e fiquei encantada!!
Conversei com o Luís Ricardo Moreira, que é Guia e Conselheiro na Achilles Brazil e ele me colocou em contato com o Edson Santi Cidão, pessoa mega simpática, que me contou com detalhes a história da Achilles, a chegada no Brasil, sobre o programa, sobre o crescimento orgânico da ONG, sobre a necessidade constante de patrocínio para os atletas e guias participarem das provas e sobre toda a missão e valores que a Achilles preza muito!
Foi uma conversa maravilhosa!
A Achilles International começou pelo sonho de Dick Traum em 1976. Dick, um amputado acima do joelho, se viu chegando à meia-idade e fora de forma. Depois de ingressar em uma ACM local (Associação Cristã de Moços - YMCA), ele começou a correr - pequenas distâncias a princípio e depois, eventualmente, vários quilômetros. Dentro de um ano, Dick se tornou o primeiro amputado a correr e concluir uma maratona.
Dick foi à maratona de Nova York e esta experiência mudou a sua vida, trazendo um poderoso senso de conquista e auto-estima. Sua motivação despertou grande interesse e inspirou outros atletas com deficiência a seguirem seu exemplo, até que em 1983, fundou a Achilles Track Club em Nova York com Robert Glover (técnico), e nesta ocasião, 6 atletas também completaram a Maratona!
Uma história que o Edson me contou, diria eu, bem engraçada sobre o Dick, é que ele decidiu também incentivar outros atletas com deficiência a fazerem as próximas maratonas junto com ele, para que ele não fosse sempre o último colocado (risos), já que era o único atleta participante com deficiência. Esperto esse Dick! Vamos competir, galera!! :-)
A Achilles International é uma organização global que atende mais de 150.000 atletas com deficiência em 21 países. Os atletas têm deficiências que incluem amputações, paralisia, lesões cerebrais traumáticas, esclerose múltipla, paralisia cerebral, autismo e deficiência visual e auditiva. Desde sua fundação, a Achilles International tem desempenhado um papel poderoso na abordagem dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, além de oferecer oportunidades de mudança para a vida.
No Brasil, ao qual Dick tinha um imenso carinho e orgulho, as atividades começaram em 2006, em São Paulo, abrindo espaço e alocando guias para acompanhar atletas com deficiência em provas de rua. A ONG foi instituída oficialmente em 2018 e hoje reúne mais de 863 membros entre guias voluntários e atletas com deficiências diversas.
Todos os guias recebem capacitação para acompanhar os atletas com deficiência em caminhadas, corridas e também nas bikes Handcycle.
A Achilles :
- Promove a inclusão de pessoas, com qualquer tipo de deficiência, no esporte.
- Incentiva a prática de atividades físicas para melhorar a saúde e bem-estar da comunidade.
- Aumenta a conscientização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade no esporte.
Vídeo MUITO LEGAL da Achilles - https://www.youtube.com/watch?v=JHgI2L5xhwk
Onde e quando a Achilles faz os treinamentos?
- Quando não estão em provas oficiais de circuitos de rua, os treinos são realizados aos sábados e domingos, em parques espalhados pela cidade, USP, IBIRAPUERA, BELEM, HORTO FLORESTAL, CHICO MENDES entre outros, todos visando o bem-estar e facilidade de locomoção para os AcDs - Atletas com Deficiência.
Quais pessoas podem ser Guias de corridas ou caminhadas?
Tem ajuda para tudo quanto é gosto!!! Você pode:
- Ajudar na logística da corrida e preparação que envolve o evento;
- Ajudar o caminhante ou corredor com deficiência a tornar-se familiarizado com a dinâmica da caminhada ou corrida e utilização de algum equipamento necessário para condução;
- Caminhar ou correr acompanhando atletas com deficiência em eventos ou treinamentos;
- Participar de reuniões de orientação e orientar novos guias e atletas;
- Acompanhar de bike os atletas do Handcycle, uma bike de 3 rodas muito veloz impulsionada pelas mãos.
IMPORTANTE: Cada guia e atleta é responsável por sua capacitação própria para praticar o exercício físico, ou seja, o intuito do grupo é tornar possível a participação dos atletas com deficiência nos eventos de corrida.
No Brasil o programa é apenas para adultos.
Mais informações sobre inscrições se informe aqui: https://www.achillesinternationalbrazil.com/guiavoluntario
O que a ONG precisa para se manter?
PATROCÍNIO!
- A grande maioria das pessoas não tem condições de pagar suas provas e por isso, a Achilles pede a empresas que paguem integralmente as inscrições para atletas e guias, ou até mesmo, que paguem um percentual, caso não possam pagar o valor integral.
- Quanto mais empresas apoiarem, mais possibilidade a ONG tem de aumentar os participantes nas provas, lembrando que é necessário pelo menos um guia por atleta.
DOAÇÃO!
Seja um doador! A ONG é ética, confiável e transparente!
"Quando você é voluntário, você não é pago em dinheiro ou reconhecimento. Você é pago em amor. As pessoas podem esquecer o que você disse ou o que você fez, mas elas nunca esquecerão o que você as fez sentir". - Agradecimento da Achilles International Brazil a todos os voluntários.
E aí corredor? E aí maratonista? Empresas? Que tal fazer parte desta história e fazer a diferença para outras pessoas?
Espero que tenham gostado de mais esse artigo e se gostaram, compartilhem! Isso também ajuda!

#diversidadeempauta #diversidadeeinclusao #PCDs #inclusao